segunda-feira, 6 de junho de 2011

"Saia da festa antes da bolha brasileira explodir", artigo publicado no FT

Artigo publicado no FT, quarta feira 01 de Junho, chama a atenção que é melhor abandonar as apostas na economia brasileira antes que seja tarde. O texto publicado na seção de Opinião do jornal britânico diz que a economia brasileira está superaquecida e caminha ruma à bolha.
Esta é a opinião do articulista Moisés Naim, ex-editor-chefe da revista Foreign Policy e hoje associado da Carnegie Endowment for International Peace. Artigo tenta provar que consumo, crédito fortalecido, moeda forte, euforia dos investidores estrangeiros e pleno emprego é uma bomba prestes a explodir, com data e hora marcada.

A demanda crescente torna tudo mais caro. De fato, enquanto o Brasil “continua a ser um país muito pobre, é atualmente um dos mais caros do mundo”, diz Naim. O articulista cita como exemplos preocupantes os preços de imóveis do Rio de Janeiro e São Paulo, que teriam dobrado desde 2008, os aluguéis de escritórios no Rio de Janeiro mais caros que Nova York, e a inflação acelerada, que já entrou na mira da preocupação governamental. “Tudo isso junto aparenta não apenas um superaquecimento, mas o preocupante começo de uma bolha”, resume Naim.

Naim acredita que a presidente Dilma Rousseff deva “tomar medidas hoje para desaquecer a economia, mesmo que isso envolva decisões impopulares”. Caso isso não acontece nesse exato momento, fala o autor “os mercados financeiros irão, no momento apropriado, impor as correções necessárias de um modo mais brutal".

Segundo Naim, esta crise econômica já foi vista em outros em outros países como México, Rússia e outros países da economia asiática com crescimento rápido. Para finalizar o artigo enfaticamente “Exuberância e complacência são os dois inimigos ameaçando o atual sucesso do Brasil”.

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/saia-da-festa-antes-da-bomba-brasileira-explodir-diz-artigo-do-ft

Vamos falar mais sobre isso?
Contate-nos (51)3237.2334 / maiz@maizbrand.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário