sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A virada do arroz


Se o La Nina deixou o pasto seco e o gado magro, para o arroz os efeitos do fenômeno devem resultar em uma das maiores safras da história. A produtividade da lavoura gaúcha deve saltar de 6,4 tolenadas por hectare da safra passada para 7,5 toneladas por hectare na atual. Com aumento da produção do grão, a expectativa dos produtores é em relação ao preço.

É hora de virar o jogo e espantar o tempo ruim, acredita o chefe da sessão de política setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Victor Hugo Kayser. Condições mínimas para o escoamento da safra foram anunciadas pelo governo federal e trouxeram relativo alívio ao produtor. A garantia da compra da saca a um preço mínimo de R$ 25,80, a aquisição pela União de 1,78 milhão de toneladas e o prêmio para escoamento do grão são os principais itens.

Na prática, no entanto, as medidas ainda não surtiram efeito. O presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do Estado (Federarroz), Renato Rocha, acrescenta que o segmento precisa de soluções imediatas. Na semana que vem, a diretoria da entidade terá uma reunião no Ministério da Agricultura para tratar do assunto. Entraves burocráticos estariam adiando o inicio das medidas.

Para o produtor de Uruguaiana Ariovaldo Ceratti, a lei da oferta e procura é paradoxal, e produtores são castigados justamente quando fazem um bom trabalho – alcançam boa produtividade e têm grão desvalorizado. É o sentimento que dá tom da colheita para a maioria dos arrozeiros no Estado, que acreditam na mudança do jogo:
- Faz parte. Temos de fazer o trabalho com dedicação, o alimento tem energia vital e tudo o que é feito de maneira positiva se reflete na qualidade do grão. As medidas podem não ter sido totalmente compensatórias, mas ajudam – diz o produtor de arroz ecobiológico, que deve ter a produtividade em seus 800 hectares 20% maior este ano.

A evolução:
Da safra...
(em milhões de toneladas no RS) – Produção: 6,46 (2006/2007) para 8,77 (2010/2011
...e dos preços
Arroz em casca (tipo 1 – 58 inteiros) R$ por saca de 50 quilos – Período Jan/10 - 34,15 para 23,07 – Jan/11
Fonte: Zero Hora, Porto Alegre, 18. Fev. 2011

Essa super safra, e o preço baixo, vão fazer o brasileiro comer mais arroz?

Vamos falar mais sobre isso?

Contate-nos (51)3237.2334 / maiz@maizbrand.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário