sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A "Onda Verde" dos Cosméticos - Os Cosméticos Orgânicos

A "Onda Verde" também é tendência nos cosméticos, em vista de uma maior sustentabilidade e equilíbrio com o meio ambiente. Os denominados cosméticos orgânicos estão chamando atenção do público desde 2005 a nível mundial. Marcas como L´Occitane e Lush, pioneiras em produção orgânica, são a inspiração de marcas brasileiras como Natura Ekos, Magia dos Aromas, Amazônia Natural, entre outras, que apresentam linhas de produtos suaves, nas quais os corantes e os conservantes artificiais não compõem as fórmulas.
Para quem ainda possui dúvidas, cosméticos orgânicos são diferentes dos cosméticos naturais. Estes últimos dizem respeito aos ingredientes que não foram modificados na forma original de natureza. Os primeiros, os orgânicos, caracterizam aqueles cosméticos que são regulamentados, ou seja, que são reconhecidos por organizações certificadoras como produtos realmente orgânicos. Além de natural, para ser orgânico é necessário que o produto esteja distante de prejudicar a vida animal e o meio ambiente.

Não obstante, o dermatologista Jayme de Oliveira Filho, coordenador do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma que essa "onda verde" dos cosméticos, para alguns, ainda causa insegurança e desconfiança. Isso porque existem empresas que se apóiam do Marketing Verde apenas para "vender palavras", já que seus produtos considerados orgânicos apresentam percentuais baixos de ingredientes não prejudiciais ao meio ambiente, entre 5 e 10%.
Segundo a diretora do portal Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa, o Governo precisa estabelecer a quantidade mínima de ingredientes para que um produto seja considerado orgânico. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revela que ainda não pretende criar uma regulamentação especial para os cosméticos orgânicos. Apesar disso, a "onda verde", cada vez mais, desperta a curiosidade do público e, mais ainda, dá visibilidade às "marcas orgânicas".

A marca de cosméticos Sejaa Pure Skincare com produção orgânica, lançada recentemente por Gisele Bündchen, declara sua preocupação com a natureza na campanha de divulgação.

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Fonte: Folha Online e ClicRBS

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